Coaching
Publicado em 10/09/2013
Em tempos de mudança é preciso encontrar saídas, caminhos alternativos.
Não podemos ficar acomodados diante de um cenário marcado pela redução do número
de empregos, pelo reposicionamento das organizações, pela turbulência dos países.
É preciso enfrentar tudo isto com autoconfiança, garra e determinação, repensando nossa atuação e buscando ambientes mais cooperativos ao invés de ambientes competitivos.
É nesse contexto que surge a Liderança Coach.
Mas afinal de contas o que é ser Coach?
Coach significa treinador.
O coach ajuda a pessoa a gerenciar o seu próprio desempenho, isto é, a comprometer-se com metas viáveis, a manter uma autocrítica realista, a utilizar bem o feedback que recebe, a redirecionar as ações diante de imprevistos e a avaliar a sua contribuição para a equipe e para a organização como um todo.
Orientação, acompanhamento e cobrança são fundamentais e podem conduzir a um desempenho produtivo.
A vocês profissionais que ocupam a liderança aqui estão algumas recomendações para melhorar as suas habilidades de orientação e também para recordar todos os conceitos tão difundidos atualmente e tão necessários para uma gestão estratégica.
-
Tenha sempre claro os objetivos: O Coach trabalha com muito foco no resultado, portanto, toda orientação deve estar baseada nas metas da empresa.
-
Desenvolva os objetivos individuais e de equipe e organize-os em ações mais detalhadas que possam ser acompanhadas e avaliadas periodicamente.
-
Comunicação Assertiva: Informações claras,firmes e objetivas, definindo exatamente o que você enquanto líder espera da cada elemento de sua equipe; diretrizes, objetivos e responsabilidades devem ser bem claras e entendidas e compreendidas pelos colaboradores e equipes explicando porque são importantes tanto para o indivíduo quanto para a equipe e para a empresa como um todo.
- Estabeleça desafios: Faça com que os riscos assumidos e falhas sejam encarados como experiências visando crescimento. Mantenha um relacionamento aberto e incentive a transparência,o respeito mútuo, a responsabilidade individual e o trabalho em equipe.
-
Costumo enfatizar em meus Programas de Liderança: Só erra quem faz! O medo de errar acaba contribuindo para a pessoa tornar-se insegura e paralisada diante de novas idéias.
-
Processo de Delegação: Seja menos centralizador. Dê autonomia para a sua equipe.
Dessa forma as pessoas irão sentir que você confia nelas.
-
Processo de Feedback: Avalie o desempenho e dê retornos ("feedback"): Avalie a performance individual e da equipe e faça esta avaliação com base em critérios claros e pré estabelecidos. Manifeste a sua avaliação em termos de comportamentos observados e aponte soluções ao invés de simplesmente criticar os erros. Reconheça os sucessos e enfatize as melhorias alcançadas. “O feedback deve ser dado no Varejo para que os problemas não aconteçam por Atacado”.
-
Investimento em Formação e Desenvolvimento: Incentive a participação nos Programas de Capacitação, pois isto estimula a atualização e a troca de ideias, a integração e o pensar diferente.
-
Facilitador nos processos de mudança: Assessore os membros da equipe a desenvolver habilidades para enfrentar as mudanças, agir com segurança e perseverança, lidar com as incertezas, inovar e ter postura pró ativa para fugir da mesmice e buscar caminhos que outros ainda não encontraram.
-
Motivador: Trabalhe com os obstáculos emocionais para potencializar o desempenho.
-
Recompense as realizações e seja criativo em adequar estas recompensas. Manter uma interação positiva de orientação possibilita um relacionamento mais duradouro.
-
Lidere sendo um exemplo: Se quisermos incentivar o crescimento e a responsabilidade nos outros, precisamos demonstrar estes comportamentos em nós mesmos. Temos que desenvolver e praticar a nossa própria habilidade de orientador. Para conseguirmos mudanças positivas, precisamos antes criá-las e a orientação é uma ferramenta poderosa para que a mudança seja possível.
Portanto, espero ter contribuído com os Líderes atuais e candidatos à liderança, para que pratiquem este Check list visando o crescimento e desenvolvimento do indivíduo e da equipe como um todo.
Acredito ser este o único caminho para Organizações mais humanas e preparadas para enfrentar as mudanças e turbulências tão freqüentes em nossos dias.
Desejo a todos e um ótimo trabalho de Coach.
Texto: Regina Ramos
Sócia Diretora do Centro de Capacitação Profissional