Repensando o Perfil da Liderança
Publicado em 11/09/2013
Novos modelos de administração empresarial surgem e desaparecem com muita frequência no mercado,
mas um fator sempre indispensável para uma organização eficaz e eficiente é a capacidade de liderança
de seu quadro de colaboradores.
Enquanto Consultora, tenho atuado fortemente nas empresas ministrando Programas de Liderança,
preparando desde o primeiro nível gerencial, até Gerentes e Diretores com maior experiência.
Acredito na educação do adulto e diante de um mundo onde a palavra chave é competência,
temos uma necessidade imensa de aprender e reaprender sempre.
Nestes Programas, exercícios práticos e palestras são equilibrados, visando sensibilizar as equipes para a importância de um líder facilitador, de modo que as metas atingidas sejam a consequência de um trabalho conjunto e diferenciado.
Não podemos ensinar nada a ninguém. Só podemos ajudar a pessoa a descobrir por si mesma.
O programa difere conceitos fundamentais como sucesso e excelência, sendo que o primeiro está ligado à conquista de resultados e o segundo é a transformação, a evolução da empresa,a ponto de tornar-se uma referência seja na qualidade de seus serviços e/ou produtos.
Sabemos que o cenário hoje é competitivo, novas tecnologias, quatro gerações atuando juntas, a necessidade de uma atuação baseada na ética e nos valores torna-se cada vez mais presente.
Internamente, as empresas estão valorizando seus profissionais e buscando mecanismos para alimentar a retenção, altos investimentos em capacitação, a importância da sinergia e de se criar um clima harmonioso é fundamental para o alcance dos resultados. Sabemos que hoje relacionamento, bom humor e controle emocional são verdadeiros diferenciais para os processos de contratação, pois as habilidades técnicas tão valorizadas no passado, hoje dividem seu espaço com as habilidades comportamentais.
Num ambiente de concorrência acirrada e crescente, cada vez mais o trabalho duro será substituído pelo trabalho inteligente, onde a alegria e a motivação devem fazer parte do dia a dia do trabalho nas empresas.
Nesse contexto, o papel da liderança é fundamental, pois deverá reunir características importantes para a excelência na empresa. O líder deve identificar as necessidades da equipe, ser claro quanto aos objetivos e metas contratadas, especificar critérios justos para medir as conquistas e acompanhar cada elemento da equipe no dia a dia através do processo de feedback.
Tal processo é fundamental, pois contribui para que a pessoa desenvolva novas habilidades, saiba exatamente quais são seus pontos fortes e seus pontos a melhorar e a partir daí definir um plano de ação necessário para que tenha uma performance eficaz e em sintonia com as exigências do cenário.
É preciso que o líder esteja bem próximo da equipe, pois se há falhas de comunicação, relacionamento e/ou falhas nos processos de trabalho, um feedback pontual sobre o desempenho poderá colocar novamente a pessoa no rumo certo.
Nos dias atuais, cabe ao líder reter os bons profissionais, fazer com que as pessoas sintam-se valorizadas e satisfeitas com o trabalho que realizam, pois na hora do atendimento ao cliente final, se faltar engajamento, boa coordenação e motivação, os resultados irão evidenciar tais problemas.
Resumindo, o verdadeiro líder é o coração da empresa. É o representante legítimo da estratégia e a equipe deverá percebê-lo como um modelo a ser seguido.
Em nome da Liderança eficaz, sempre é tempo para romper paradigmas e repensar a liderança e os caminhos que conduzem as pessoas e organizações a novos patamares de evolução.
Regina Ramos
Sócia Proprietária do Centro de Capacitação Profissional há 17 anos.
Psícóloga formada pela PUC, atuando como Consultora em Empresas Nacionais e Internacionais.